domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cientistas podem ter descoberto a cura para a gripe comum – e para vários outros vírus

Qualquer livro de medicina informa que, quando um vírus invade uma célula, o único jeito de matar o vírus é matar a própria célula. No entanto, alguns cientistas do Laboratório de Biologia Molecular de Cambridge descobriram uma maneira de matar o vírus deixando a célula que ele invadiu intacta. Isso significa que a cura para a gripe comum e para vários outros tipos de doenças causadas por vírus pode ter sido descoberta.
O estudo contrapõe a crença de que você só pode matar um vírus enquanto ele ainda não está dentro da célula. Depois que o vírus se instala a sua única esperança é esperar que ele “passe”. Você até pode matar a célula, mas isso é altamente prejudicial ao seu organismo.
A descoberta mostra que as células possuem um mecanismo de defesa interno e esse mecanismo poderia ser fortificado por fatores externos, tornando a célula ainda mais forte.
Funciona da seguinte forma: anticorpos no nosso organismo reconhecem o vírus e se prendem a eles. Quando os vírus invadem uma célula os anticorpos estão intactos. Então uma proteína dentro da própria célula, a TRIM21, reconhece os anticorpos e sabem que um “invasor” está ligado a eles. Então essa proteína ativa os mecanismos de defesa da célula, destruindo o vírus em duas horas, impedindo que o vírus possa tomar conta da célula e se reproduzir.
Os cientistas acreditam que a TRIM21 possa ser inserida no nosso corpo artificialmente – por meio de um soro nasal, por exemplo – aumentando a capacidade defensiva do nosso organismo.
Até agora o método foi testado apenas em culturas de células humanas separadas, não em animais “inteiros” ou em pessoas, mas os cientistas estão muito otimistas. Afinal, aumentar a capacidade defensiva das células as deixaria intactas enquanto o vírus é completamente eliminado. Seria um remédio completamente “saudável”.

Os cientistas acreditam que os testes em humanos poderiam começar daqui a dois anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário